YouTube video
VLT

Os 5 VLTs mais notáveis do mundo

O Brasil conta com sistemas de Veículos Leve Sobre Trilhos – VLT no Rio, Baixada Santista além de cidades do nordeste, mas o sistema de ônibus predomina as viagens coletivas do país.

Mundo a fora, os bondes são bastante utilizados. Os sistemas de VLT operam em 388 cidades em todo o mundo, 206 das quais na Europa

1 – Linhas mais longas

A mais longa linha e rota de bonde do mundo o Coast Tram, um serviço de transporte público que conecta as cidades e vilas ao longo de toda a costa belga, entre De Panne, perto da fronteira com a França, e Knokke-Heist, perto da fronteira com a Holanda. trata-se de 68 km de extensão. Outra linha interurbana bastante longa é a Valley Metro Rail na aglomeração de Phoenix, Arizona , com seus 42 km.

2 – Maior redes do mundo

Os sistemas mais longos estão em Melbourne (254 km), São Petersburgo (228 km ou 142 milhas), Katowice (Região Industrial da Alta Silésia) (200 km ou 120 milhas), Colônia (193 km ou 120 milhas), Berlim ( 192 km ou 119 mi), Milão (182 km ou 113 mi), Budapeste (172 km ou 107 mi) e Viena (170 km ou 110 mi).

3 – Fabricante com maior número de vendas

Bombardier com mais de 900, seguido pela Alstom, Siemes, Caf e CRRC

4 – Mais cheios do mundo

As redes mais utilizadas (passageiros por km de, por ano) são: Istambul, Hong Kong, Tóquio e Sarajevo.

5 – VLT mais longo do mundo

Com 55,9 metros de comprimento, produzido pela espanhola Caf, o VLT da capital da Hungria é o maior do planeta. Em termos comparativos, o VLT da Baixada Santista possui 43,7 metros de comprimento e o do Rio de Janeiro, 44 metros. O VLT de Budapeste conta com nove carros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus