Nove anos depois do início das obras, ou vinte e um anos desde a extinção dos serviços de passageiros, a estação Varginha pode ser inaugurada, se a promessa do Governo Estadual for cumprida.
Em palestra no NT Xperience, conferencia virtual do setor ferroviário, uma apresentação do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, mostra que a pasta trabalha para entregar a extensão da Linha 9-Esmeralda até julho de 2022.
22 anos após promessa
A extensão até o distante bairro no extremo sul de São Paulo foi prometida na campanha ao governo estadual em 2010. Porém, devido a complicações no financiamento das obras, elas foram iniciadas em 2013 e paralisadas três anos depois, no final de 2016.
No dia 17 de abril de 2018, o então governador Márcio França autorizou o reinício das construções, mas as obras só recomeçaram em 14 de agosto, devido aos estudos técnicos e planejamento necessários para a implantação e readequação do canteiro, além da documentação dos trabalhos realizados e outros processos burocráticos.
Devido aos atrasos, o custo atual da reimplantação da extensão é de R$ 945.000.000,00 (novecentos e quarenta e cinco milhões de reais). Em 2019, houve a assinatura do último contrato, com um novo custo previsto de R$ 87 milhões, em um contrato de 30 meses – sendo 18 para as obras e 12 para a operação assistida.
1 comentário