Trens Regionais

É possível estender o Trem InterCidades até o Aeroporto de Viracopos?

Quando anunciado o projeto de Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas, alguns membros do governo do estado chegaram a afirmar que o serviço poderia ser estendido até o Aeroporto de Viracopos. Para o passageiro do sistema aéreo, seria uma “mão na roda“, com a futura extensão da Linha 13-Jade até a Barra Funda, possibilitando o translado sobre trilhos no eixo entre os Aeroportos de Guarulhos e de Campinas.

Existe infraestrutura

Os trilhos após a estação Campinas (sentido interior) levam a um entroncamento, na região do cruzamento das Rodovias Jornalista Francisco Aguirre Proença e Adalberto Panzan, com um eixo ferroviário que segue em direção a Mairinque e Santos, que por sua vez, corre ao lado do Aeroporto.

Se fossem usados os trilhos atuais, seria necessário apenas um desvio:

Uso baixo e médio da ferrovia

De acordo com o documento “Declaração de rede 2017 – Ocupação percentual da malha (capacidade vinculada)” da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, o trecho entre a estação Campinas e o entroncamento é usado em torno de 11% de sua capacidade, enquanto o eixo entre o cruzamento e o Aeroporto de Viracopos em até 59%, considerando o uso da via férrea atual.

Prefeitura optou por transporte de baixa ou média capacidade

A administração municipal optou pela construção de um sistema de baixa ou média capacidade. Campinas publicou no Diário Oficial de 14 de junho de 2021, uma autorização para que duas empresas e um consórcio desenvolvam estudos para a implantação de um eixo ferroviário urbano, com 18 quilômetros de extensão, entre o Pátio Ferroviário de Campinas, no Centro, e o Aeroporto Internacional de Viracopos.

O meio de transporte deve promover a conexão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas com o Aeroporto de Viracopos.

De acordo com comunicado do poder público, as selecionadas foram a BYD do Brasil, o Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transporte (Idestra) e o consórcio formado pela TS Infraestrutura e Engenharia S/A, Aerom Sistemas de Transportes S.A, FBS Construção Civil e Pavimentação S.A e a JOFEGE – Pavimentação e Construção Ltda.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Vendo essa reportagem me lembrei que havia no site estações ferroviárias uma estação perto de Viracopos na variante Boa Vista – Guaianã que funcionava como um pátio de cruzamento e na descrição do site tem uma tiragem de uma reportagem de julho de 1960 (época da construção do Aeroporto) em que cogitava a construção de uma estação de passageiros para o Aeroporto do qual nunca saiu do papel. Resumindo: esse projeto de ligação com o Aeroporto já é bem antigo.
    Mais informações em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/v/viracopos.htm

Publicidade

Anúncios