Ricardo Yto
Ônibus

Curitiba diz que reduziu acidentes de trânsito com melhorias no transporte

Uma combinação de fatores fez o número de acidentes de trânsito cair um Curitiba, de acordo com a própria prefeitura. Novas tecnologias, renovação da frota de ônibus, treinamento de motoristas e aperfeiçoamento dos serviços de manutenção dos veículos são o que explica a diminuição nos acidentes, na avaliação do presidente da Urbs – Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

“Curitiba avançou nos últimos anos, com recorde de renovação de frota – foram 535 novos ônibus desde 2017. O volume representou uma renovação de 40% da frota”, disse.

O número de ocorrências do tipo no sistema de transporte coletivo de Curitiba caiu 46% desde 2019. Segundo levantamento da Urbs, ocorreram 834 acidentes envolvendo ônibus de janeiro a setembro de 2021 entre colisões, atropelamentos e quedas de passageiros. No mesmo período de 2019 foram 1.537 acidentes.

Mesmo com a retomada do movimento nas ruas em 2021, após a flexibilização das medidas de restrições sanitárias e pelo avanço da vacinação, o número de acidentes está 10% abaixo do registrado no mesmo período de 2020, quando foram apuradas 924 ocorrências de janeiro a setembro.

Em todo o transporte coletivo da capital, o número de colisões envolvendo ônibus diminuiu 43%, de 1.197 para 681, e o de atropelamentos reduziu 47%, de 90 para 47. O número de quedas de passageiros foi 51% menor, passando de 187 para 91.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios