Uma estação com seis atendimentos metroferroviários. Este será o futuro de Palmeiras Barra Funda, que vai completar 33 anos em dezembro, e conta com dez plataformas, algumas que estão atualmente inutilizadas.
O movimento deve crescer na parada da Zona Oeste de São Paulo, com a inclusão de três serviços, além da conexão com as Linhas 3-Vermelha do Metrô, 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM. O local que já abrigou trens em direção a Santos e Peruíbe e ao interior paulista, voltará a ter as composições de viagem, entre a estação até Campinas. Também serão acrescentados os atendimentos 11-Coral e 13-Jade da CPTM.
De acordo com as minutas do edital de licitação do Trem InterCidades e concessão da Linha 7, todas as plataformas serão usadas, da seguinte forma:
A plataforma mais próxima do Metrô será usada pela Linha 8. Na sequência, as Linhas 7 e TIC, com detalhes do prolongamento do espaço de 300 metros para abrigar os trens que devem partir até Campinas. Essas composições poderão ter doze carros ou com dois andares.
Na sequencia, plataformas para as linhas 11 e depois o Expresso Aeroporto da Linha 13: