Trens Urbanos

Argentina vai modernizar linha de trem mais movimentada do país

O Ministério dos Transportes da Argentina assinou contratos no valor de 2,74 bilhões de pesos para modernizar o ramal Buenos Aires Constitución – La Plata da Linha Roca, com o objetivo de aumentar as frequências e reduzir o tempo de viagem no atendimento mais movimentado do país.

O projeto está sendo financiado com empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e vai reduzir o tempo de viagem na linha em 11% nos dias de semana, 14% aos sábados e 19% aos domingos e feriados.

O ramal Buenos Aires Constitución – La Plata transporta 2,5 milhões de passageiros por mês. No dia 21 de setembro, a pasta assinou o contrato do trecho Avellaneda – City Bell / Via Circuito com 13,4 km, seguido do trecho City Bell – La Plata com 18,6 km, no dia 20 de outubro.

A renovação inclui a substituição de vias, interruptores e passagens de nível, a renovação de aterros e drenagem e a reparação de passagens de nível.

O governo aprovou US $ 278 milhões em financiamento para a compra de 200 novos carros suburbanos da EMU em fevereiro de 2019, após um contrato de € 90 milhões concedido à Alstom e à construtora argentina Pose em dezembro de 2018, para modernizar a sinalização na Linha Roca.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus