Ônibus

Alstom e Van Hool vão fornecer ônibus elétricos biarticulados para BRT de Paris

Île-de-France Mobilités, chamado STIF até junho de 2017, que é a autoridade que controla a rede transportes públicos em Paris e na região Ilha-de-França (Île-de-France), e coordena as diferentes empresas de transporte que operam na região, principalmente a RATP, a SNCF e a OPTILE (Organização profissional dos transportes de Île-de-France) escolheu o consórcio formado entre Van Hool, Kiepe Electric e Alstom para a entrega de um lote de ônibus elétricos biarticulados de 24 metros.

A frota será usada em duas novas linhas de BRT e serão os primeiros veículos 100% elétricos desse porte na Ilha-de-França, combinando o desempenho de um VLT(frequência e confiabilidade) com a flexibilidade de um ônibus. O número de veículos a serem fornecidos não foi especificado até agora.

Serão capazes de transportar cerca de 140 passageiros cada. Além disso, eles serão carregados por meio de um sistema sem fio terrestre, o SRS da Alstom.

Devem operar em duas novas linhas Bus Rapid Transit (BRT) criadas e especialmente projetadas para acomodar esses veículos: a linha T Zen 4 (Viry-Chatillon <> Corbeil-Essonnes) e a linha T Zen 5 (Paris <> Choisy- le-Roi). A T Zen 4 substituirá a linha 402 no trecho entre Viry-Chatillon e Corbeil-Essonnes, que é atualmente a linha mais movimentada na área metropolitana de Paris, com quase 26.000 passageiros por dia. A T Zen 5 é uma nova linha de ônibus que ligará o 13º arrondissement de Paris a Choisy-le-Roi via Ivry-sur-Seine e Vitry-sur-Seine em quase 33 minutos.

Os ônibus Van Hool – Kiepe Electric serão totalmente acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida (PRM), graças às suas portas de correr largas e configuração de piso totalmente rebaixado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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