A Linha 3 do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos do Rio de Janeiro completou dois 2 anos de operação, e de acordo com a concessionária VLT Carioca, representou a consolidação do projeto e em pouco tempo, se tornou a mais movimentada do sistema.
O atendimento que vai da Central do Brasil ao Santos Dumont, são importantes conexões com trens, metrô e linhas de ônibus, mas também com a história do Rio, contada nos caminhos da Av. Marechal Floriano.
A avenida que se formou na reurbanização das antigas ruas Estreita e Larga de São Joaquim abriga construções históricas como o colégio Pedro II e a Igreja de Santa Rita, além de importantes espaços de cultura do Centro, como o Palácio Itamaraty e o Centro Cultural Light.
O trecho ainda conta com os nomes das paradas (Cristiano Ottoni-Pequena África, Camerino-Rosas Negras e Santa Rita-Pretos Novos) temas e acontecimentos que fazem alusão à cultura africana e foram escolhidos em acordo com o movimento negro e sociedade civil para ampliar a visibilidade e discussão de pautas importantes.