A França operou seu primeiro trem a hidrogênio, do modelo Coradia iLint da Alstom, no Centre d’Essais Ferroviaires em Valenciennes (no norte da França). Recentemente, o modelo passou a levar passageiros também na Suécia.
As equipes da fabricante estão apresentando o Coradia iLint para várias partes interessadas locais, incluindo tomadores de decisão do governo, autoridades organizadoras de transporte, empresas de engenharia e operadoras para destacar o potencial do produto.
Esta apresentação segue a onda nacional de transição energética, que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e o ruído nos transportes, um desafio apoiado pelo governo francês através do seu Plano de Hidrogénio, iniciado em 2018.
“Hoje, a ambição da Alstom é acelerar sua estratégia de hidrogênio e continuar a propor e desenvolver soluções ecológicas inovadoras. Queremos fornecer às autoridades públicas e aos operadores soluções técnicas e económicas relevantes no contexto da eliminação progressiva do gasóleo. Dessa forma, queremos contribuir para a liderança industrial francesa e europeia nessa tecnologia do futuro ”, disse Jean-Baptiste Eyméoud, presidente da Alstom França.