CPTM

Termo aditivo que viabiliza Aeromóvel em Guarulhos será assinado nesta semana

Após anunciou de uma rodada de investimentos e anúncios feitos por parte do governo federal, o chamado setembro ferroviário, o Ministério da Infraestrutura anunciou que no dia 8 de setembro, quarta-feira, deve ocorrer a assinatura do termo aditivo ao contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que possibilitará a execução da obra que conectará os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

De acordo com a pasta, o Setembro Ferroviário teve início com a entrega de 10 pedidos de autorização para construção de 3,3 mil quilômetros de trilhos passando por nove estados e quatro regiões do país. O investimento previsto é de R$ 53,5 bilhões. O meio de transporte escolhido para o aeroporto de Guarulhos é o Aeromóvel, tecnologia já usada em Porto Alegre.

Renato Lobo | Via Trolebus

Obras em 2022

Recentemente do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em participação no seminário virtual “Indústria em debate: infraestrutura e retomada da economia”, informou que o meio de transporte pode ter as obras iniciadas somente em 2022.

No começo do mês, o secretário dos Transportes Metropolitanos havia prometido as obras em 90 dias. Mas Freitas fez previsões menos otimistas, com duração de construções em 24 meses.

Os recursos, estimados em R$ 145 milhões, serão retirados da outorga da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios