Foto: Via Trolebus
CPTM

Série 3000 da CPTM segue inoperante e sem destino

Com 20 anos de operação, e ainda longe de um tempo razoável para sua aposentadoria, quando comparado com períodos de outros trens, a série 3000 segue inoperante e nos pátio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. São ao todo cinco trens de oito carros cada que foram fabricados pelo consórcio Siemens/SGP/Mitsui.

Inoperante há alguns meses, a operadora ainda não tem um destino para as composições. Durante a entrega de um veículo de manutenção de via permanente nesta quinta-feira, 23 de setembro de 2021, o presidente da CPTM, Pedro Moro, não informou sobre o que deve ocorrer com os veículos, e que o destino dos trens está em estudo.

Foto: Via Trolebus

“Todos os trens da CPTM estão em constante estudo para aproveitamento melhor da nossa frota. A série 3000 faz parte desses estudos. Logo a gente defina a utilização deles, vocês irão saber”. – disse Moro.

Os trens unidade foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Dinheiro público investido no transporte público com TRENS da CPTM que ainda tem vida útil por muitos anos, estão parados aguardando programação.
    Na minha opinião, os TRENS poderiam ser reaproveitados em outros Municípios do Estado de São Paulo. Temos uma Linha Férrea inoperante que vai da Cidade de Santos até Juquiá. Temos ainda a possibilidade de um TREM turístico para ligar a Estação da Luz na Capital São Paulo e a Estação Valongo em Santos.
    No transporte público na baixada santista, com o devido compartilhamento da Linha Férrea com os TRENS de cargas., Os TRENS de Passageiros da CPTM poderiam ser utilizados para o transporte da população das Cidades do entorno do Porto de Santos, tais como Santos x São Vicente X Cubatão e Guarujá.

Publicidade

Anúncios