Com 20 anos de operação, e ainda longe de um tempo razoável para sua aposentadoria, quando comparado com períodos de outros trens, a série 3000 segue inoperante e nos pátio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. São ao todo cinco trens de oito carros cada que foram fabricados pelo consórcio Siemens/SGP/Mitsui.
Inoperante há alguns meses, a operadora ainda não tem um destino para as composições. Durante a entrega de um veículo de manutenção de via permanente nesta quinta-feira, 23 de setembro de 2021, o presidente da CPTM, Pedro Moro, não informou sobre o que deve ocorrer com os veículos, e que o destino dos trens está em estudo.
“Todos os trens da CPTM estão em constante estudo para aproveitamento melhor da nossa frota. A série 3000 faz parte desses estudos. Logo a gente defina a utilização deles, vocês irão saber”. – disse Moro.
Os trens unidade foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.
1 comentário