Ônibus

Salvador vai testar ônibus elétrico da Mascarello/BYD

A Prefeitura de Salvador informou que vai testar dois ônibus elétricos, operando em linhas regulares a partir do próximo dia 14 de setembro. Durante 30 dias, os ônibus passarão por diversos testes com o objetivo de verificar a viabilidade e o desempenho diante dos desafios da cidade, como topografia, demanda de usuários, distâncias e dinâmica do trânsito.

“Os ônibus elétricos, embora sejam mais caros que os convencionais, possuem manutenção mecânica mais barata. Estamos discutindo com os empresários sobre como vamos fechar essa equação.” – disse o Prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Há estudos de implantar os veículos elétricos nos corredores de ônibus do tipo BRT da cidade. Os dois veículos elétricos irão rodar em linhas operadas pela concessionária OTTrans, responsável pela região do miolo da cidade – os trajetos de cobertura vão desde a Avenida Paralela até a BR-324.

Após os testes, teremos uma visão melhor de como este tipo de veículo se comporta diante dos desafios e da dinâmica da cidade. A Prefeitura tem empregado esforços no sentido de viabilizar modelos deste tipo para a operação do BRT, como uma solução para diminuir as emissões de gases poluentes, uma vez que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões em Salvador”, pontuou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus