Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Operadora das Linhas 8 e 9 da CPTM entram em Regime de Incentivos

Os grupos CCR e Ruas, que devem assumir a operação das Linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM em janeiro de 2022, foram enquadrados no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI).

A aprovação foi por meio de uma Portaria do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, publicada nesta terça-feira, 21 de setembro de 2021.

O incentivo deve ajudar na elaboração de projetos, obtenção de licenças, requalificação e ampliação incluindo a execução de obras nas estações, trilhos, e material rodante, entre outros.

No último dia 20 de abril de 2021 foi realizado o leilão das linhas. O Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, formado pelo grupo CCR e Ruas Investi, acabou vencendo o leilão com R$ 980 milhões de valor de outorga, e mais de 200% de ágio. O prazo de concessão será de 30 anos. A nova operadora ainda deverá ainda adquirir em torno de 36 novos trens.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus