A Irizar anunciou a fabricação de seu primeiro modelo i4 a gás natural liquefeito (GNL) com autonomia de até 1.000 quilômetros para uso interurbano ou de curta distância. De acordo com fabricante, o veículo Incorpora dois tanques criogênicos cilíndricos (-162ºC) localizados longitudinalmente em ambos os lados no porta-malas central do ônibus, que é totalmente estanque e isolado da área de passageiros. Eles têm uma capacidade de gás de 704 litros e um peso total de 830 kg. Em setembro, o Irizar i4 estará também disponível com o novo chassi Scania NBG 9I Euro6E 340 cavalos.
Por ser um combustível alternativo ecológico e econômico e uma tecnologia madura e disponível, o Gás Natural é um vetor de grande importância na transição energética. A empresa ainda destaca benefícios ambientais como a possibilidade de reduzir as emissões de CO2 em 25%, as emissões de NOx em 85% e as partículas em 96%, minimizando as emissões de referência para níveis próximos de zero.
Além de fornecer um desempenho térmico superior ao do diesel, os níveis de ruído são reduzidos em 50%. Em relação ao custo operacional (TCO), estima-se que sua redução possa chegar a 30%, dependendo do diferencial entre o custo do gás natural e do diesel. O custo de manutenção permanece semelhante ao de um veículo diesel convencional.
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