Trens Urbanos

Alemanha testa Smart Window em janela de trem

A tecnologia SmartWindow, sendo um vidro inteligente ou vidro comutável cujas propriedades de transmissão de luz são alteradas quando a tensão, luz ou calor é aplicada, está sendo testada em um sistema de transporte em Karlsruhe, Cidade na Alemanha. A tecnologia está sendo usada para exibir informações de viagem ao vivo.

O teste de seis meses a partir deste mês será usado para avaliar as situações em que os passageiros irão interagir com o SmartWindow, que pode exibir informações como um mapa de rota, informações de conexão ou pontos de interesse ao longo da rota. Informações mais personalizadas podem ser acessadas por meio de um aplicativo para smartphone.

O projeto SmartMMI é liderado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe e financiado com € 2,86 milhões, da iniciativa mFund do Ministério Federal para Transporte e Infraestrutura Digital alemão.

“Queremos tornar as tecnologias de exibição transparentes uma realidade tangível para os passageiros do transporte público”, disse o professor Schlegel, que está coordenando o projeto como chefe do Instituto de Sistemas de Mobilidade Ubíqua da universidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus