TAV

França apresenta novo modelo de Trem de Alta Velocidade mais ecológico

A França revelou seu modelo de Trem de Alta Velocidade mais ecológico, apresentado pelo presidente Emmanuel Macron. Em um evento na estação ferroviária de Gare de Lyon, em Paris, o presidente falou sobre o aspecto ecológico do novo trem. Serviço rápido completou 40 anos.

“A França deve responder ao desafio de se movimentar emitindo menos [gases poluentes] e promovendo novas formas de energia.” – afirmou Macron.

O trem consume 20% menos eletricidade graças a melhorias de aerodinâmica, e roda a 320 km/h como os demais. O novo comboio de alta velocidade deve transportar transportará mais passageiros, mais de 700 contra os 600 atuais. A operação do novo TGV deve ocorrer em 2024.

O país conta com a quarta maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, totalizando 2.700 km. Perde para a China, a Espanha e o Japão. O serviço ferroviário veloz serve todas as regiões francesas, e atinge também o exterior, chegando a Barcelona, Frankfurt, Bruxelas e Genebra, entre outras localidades.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus