Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Estações Valinhos, Louveira e Vinhedo podem receber trens de passageiros até 2026

No mês passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM lançou a consulta pública do projeto do Trem InterCidades (TIC), entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7 e a extensão do trem metropolitanos até Campinas (Trem Intermetropolitano). Está aberta também a consulta pública, onde as minutas do edital fornecem detalhes sobre os projetos, como o cronograma de implantação dos serviços.

De acordo com o documento, o TIM que vai ligar as estações Francisco Morato e Campinas, poderá ter novas paradas após Jundiaí em 2026, se o contrato de concessão for assinado em 2022, conforme prevê o governo estadual.

A partir de Francisco Morato, o TIM atende as paradas atuais da Linha 7 da CPTM e depois de Jundiaí, fará paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O serviço deve compartilhar vias com TIC neste trecho.

Horários

A previsão da programação dos intervalos entre trens do serviço entre Francisco Morato e Campinas, nos dias úteis, sábados, domingos, feriados e pontes de feriados, o intervalo entre trens será limitado ao mínimo de 15 minutos e no
máximo de 60 minutos. A tarifa será a mesma da Linha 7, mas com possibilidade de cobrança de tarifa na integração de trens em Francisco Morato. O trecho entre Francisco Morato e Jundiaí o intervalo máximo deverá ser de 30 minutos.

Ambos os serviços acima devem estar abertos ao público das 04h00 às 24h horas no período de domingo a sexta e das 04h00 do sábado à 01h do domingo. A circulação de trens em operação deverá considerar a parada dos trens em todas as estações abertas ao público.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus