Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM segue implantando nova sinalização na Linha 10

A instalação do sistema de sinalização CBTC na Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM segue em curso, e atualmente um dos trabalhos é a escavação e lançamento de dutos, de acordo com uma postagem do presidente da operadora, Pedro Moro, em suas redes sociais.

Prazos

A Companhia estabelece prazo para conclusão de intervenções que devem reduzir o intervalos nas linhas 10, 11 e 12, e ainda permitir mais partidas no Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade (Luz-Aeroporto de Guarulhos) em 2024.

Sobre o CBTC, a funcionalidade foi adquirida em 2009, e previa a redução de até 3 minutos no intervalos nas linhas e também na 8-Diamante. A compra foi polêmica, e durante mais de 10 anos de contrato, a instalação chegou a ser suspensa. Uma reportagem da TV Globo mostrou que equipamentos da nova funcionalidade estavam estocadas sem uso. Houve investigação do Ministério Público que apurava as causas, que já até ouviu ex-diretores.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Retomada em 2019

O contrato para os trabalhos foi retomado em setembro de 2019. Já sobre melhorias na sinalização da Linha 12-Safira, a estimativa é que o upgrade abra caminhos para a CPTM introduzir mais trens no Expresso Aeroporto, que compartilha os trilhos com a linha 12 entre o Brás e a estação Engenheiro Goulart. Atualmente o atendimento entre o centro e Guarulhos tem partidas a cada hora.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus