A Caio, fabricante de ônibus, em um comunicado, destacou o uso de suas carrocerias para coletivos elétricos. O mais recente projeto foi realizado em parceria com a Mercedes-Benz, que apresentou recentemente ao mercado o primeiro chassi elétrico criado e produzido no Brasil. O chassi eO500U, um modelo da linha O 500, apresenta
uma autonomia que pode chegar a 250 km.
A empresa lembra que já participou do desenvolvimento de ônibus híbrido; E-Bus elétrico puro (baterias), além do Dual Bus em duas versões: híbrido + trólebus e híbrido + elétrico puro. O modelo usado em todos os projetos foi o urbano Millennium marca Caio, nas versões padrão, BRT, BRT articulado e superarticulado.
“Parcerias são de extrema importância para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes e aos usuários finais do ônibus, que são nossas prioridades”, disse Paulo Ruas, diretor comercial da Caio. “A Caio segue firme no propósito de continuar colaborando com a mobilidade e com inovações que priorizam as necessidades do momento, conectados com as demandas que prevemos para o futuro” afirmou.
“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca Mercedes-Benz, em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana, aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de
ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U é equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força proporciona para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais confortável e totalmente silenciosa.