Recordar é viver

Bonde de 1911, mais antigo do Brasil, volta a operar

O bonde mais antigo do Brasil voltou a operar na cidade de Santos, no litoral paulista. O veículo é do ano de 1911, ficou quase dois anos sem rodar.

De acordo com a prefeitura, a reforma do Bonde 32 teve como foco a restauração dos elementos principais do veículo, os motores de tração. Outros serviços executados foram a revisão completa dos sistemas elétrico e mecânico, a substituição de todas as rodas por novas e a recuperação do madeiramento com aplicação de verniz marítimo para maior conservação. O veículo histórico ainda ganhou nova pintura, com preservação das características originais do veículo.

A revisão mecânica inseriu tecnologia ao bonde, com a instalação de inversor de frequência para movimentar o motor que mantém os sistemas de som e de iluminação.

“É realmente algo desafiador, utilizar recurso tecnológico em um bonde que tem 108 anos”, afirma Marcos Rogério Nascimento, engenheiro que coordena a equipe especializada da CET responsável pelo trabalho de restauro e reforma.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus