No mês passado, a secretária dos Transportes Metropolitanos – STM realizou a primeira audiência pública sobre o Trem InterCidade entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7-Rubi e implantação de um trem parador entre Jundiaí e Campinas.
Também está aberta a consulta pública nas minutas dos editais, e ainda segue indefinido a inclusão da Linha 10-Turquesa no pacote.
Caso o governo não inclua o atendimento ferroviário que corta o ABC Paulista, o serviço 710 estará comprometido. E de acordo com uma reposta do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, nas redes sociais, o desfecho dessa história ainda está longe de acabar. “Temos um longo caminho pela frente para esclarecer sua dúvida“, disse o titular da pasta.
165 mil passageiros podem ser prejudicados com extinção do serviço
Quando completou sessenta dias, a junção das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, sem a necessidade de transferência na Estação Brás, já era aprovada por seus usuários.
Um balanço da própria operadora aponta que a mudança foi bem recebida pelos passageiros. “Também podemos observar uma melhora no tempo de percurso, principalmente no trecho entre Brás e Luz, que pode ser explicada pela extinção da parada prolongada que antigamente era realizada no Brás”, disse Vagner Rodrigues, Gerente Geral de Operação da CPTM.
De acordo com a CPTM, com a nova configuração operacional, estima-se que cerca de 165 mil passageiros tenham sido beneficiados diariamente com o fim da transferência entre trens na Estação Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, segundo estudos preliminares, os passageiros economizam 8 minutos não realizando a transferência nas Linhas 7 e 10.
comentários