Ônibus

Aplicativo vai registrar casos de criminalidade nos ônibus do Rio de Janeiro

Operadores do Rio de Janeiro terão a disposição um novo aplicativo como ferramenta contra a violência em sistemas de ônibus. De acordo com a Rio ônibus, entidade que representa as viações e consórcios, a ferramenta será integrada a plataforma eletrônica SAFE (Sistema de Acompanhamento de Frota em Emergência), desenvolvida pela Fetranspor e usada em outras regiões do estado.

O app tem a capacidade de armazenamento de dados referentes a assaltos, incêndios e vandalismo. A cada ocorrência, a empresa de ônibus vitimada reportará ao programa as informações, que serão compartilhadas com as autoridades de Segurança. A partir do georreferenciamento dos pontos mais críticos, as forças policiais terão maior subsídio para investigações e patrulhamento.

“Para que haja maior potencial nos pedidos de policiamento é fundamental que as manchas criminais da cidade sejam fidedignas à realidade. Muitas vezes as vítimas de assaltos não registram as ocorrências, criando uma falsa imagem de tranquilidade em diversas regiões. Por isso estamos aderindo ao SAFE. A meta é atrair maior atenção por parte do Estado para a proteção de passageiros e rodoviários, diminuindo ações de bandidos” – afirma Paulo Valente, porta-voz do Rio Ônibus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus