O Departamento de Transporte do Estado Australiano da Victoria concedeu formalmente à Alstom um contrato de € 300 milhões para fornecer 25 unidades múltiplas elétricas do novo X’trapolis 2.0 de seis carros para aumentar a capacidade da rede suburbana de Melbourne.
A fabricante precisou de dois anos para projetar material rodante que atenda aos requisitos específicos. O trem deve incorporar elementos das unidades X’trapolis existentes em Melbourne, combinados com as mais recentes tecnologias comprovadas de serviço, construídas de acordo com os padrões domésticos e internacionais mais recentes e com um foco maior em acessibilidade e eficiência. Terão capacidade para mais de 1.240 passageiros.
Um mock-up interior será produzido para consulta às partes interessadas no próximo ano. Espera-se que a fabricação na fábrica de Ballarat da Alstom em Victoria comece no final de 2022. Haverá pelo menos 60% de conteúdo local, o que significa cerca de 750 empregos na fabricação e na cadeia de suprimentos, incluindo vagas de trainee e de aprendizagem.
“Estamos entregando trens mais acessíveis e eficientes em termos de energia para os passageiros e apoiando centenas de empregos em Ballarat e em todo o estado na cadeia de abastecimento”, disse o Ministro dos Transportes Públicos, Ben Carroll.