Monotrilho

Alstom entrega novos monotrilhos para o Egito

A Alstom divulgou por meio de um comunicado que os dois primeiros trens monotrilho do modelo Innovia 300 para um projeto no Cairo chegaram ao país, após serem concluídos na fábrica em Derby no Reino Unido. Já a aplicação de sistemas de propulsão foi feita na unidade da Alstom em Trapaga, Espanha. O modelo é o mesmo utilizado na Linha 15-Prata em São Paulo.

Trata-se dos primeiros 8 carros totalmente automatizados, de um total de 70 trens (um total de 280 carros) que devem operar nas duas primeiras linhas de monotrilho do Egito, ligando a Nova Capital e a Cidade de 6 de Outubro ao Grande Cairo.

Em agosto de 2019, um consórcio liderado pela Alstom composto pela Orascom Construction e Arab Contractors assinou um contrato de € 2,7 bilhões para projetar, implementar, operar e manter as duas linhas. O projeto inclui um ramal de 54 km conectando a Nova Cidade Administrativa com Cairo Oriental e uma segunda linha de 42 km conectando a cidade de 6 de outubro com Gizé.

A inauguração de ambas as linhas está prevista para 2023. Após a conclusão da fase de construção, o consórcio liderado pela Alstom fornecerá 30 anos de serviços de operação e manutenção.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus