Trens Urbanos

Siemens fornece sistema de proteção para “Trem do Devoto” em Aparecida

O “Trem do Devoto” que opera de forma turística em Aparecida, ganhou sistemas de segurança da Siemens. Em parceria com a Brustronic Automação Industrial Ltda, de Brusque (SC), dois trens receberam a funcionalidade.

Cada trem tem capacidade para 60 passageiros cada e cujo design foi tematizado lembrando uma locomotiva antiga. Durante o trajeto de 1.400 metros entre a Cidade do Romeiro e o Porto Itaguaçu, a composição percorre o trecho uma velocidade média de 9 km/h e em alguns pontos chega a ficar a 9 metros de altura do chão. O passeio é oferecido aos cerca de 12 milhões de visitantes por ano do Santuário Nacional.

O sistema de monitoramento que abrange o controle de acesso, o fechamento das portas, a velocidade controlada do trem, e se todas as pessoas estão sentadas. A tecnologia é acompanhada de uma engenharia de comunicação constante com um operador na sala de controle, e qualquer imprevisto em relação às normas de funcionamento faz a máquina parar imediatamente. É o caso, por exemplo, de algum turista se levantar e tentar a abertura de uma das portas.

O sistema ainda conta com soluções de gerenciamento com dados para análise de toda a operação. Dessa forma, é possível saber o tempo de operação dos equipamentos e quais peças precisam de manutenção, facilitando assim ações preditivas para evitar paradas ou problemas no funcionamento do passeio.

“A solução abrange diversos componentes de rede wireless que se conectam com uma central para facilitar uma possível tomada de decisão. São dezenas de pessoas utilizando o equipamento ao mesmo tempo e é preciso ter sistemas inteligentes para garantir total segurança aos visitantes”, afirma Evandro Horbach, desenvolvedor de negócios da Siemens.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus