Trens Regionais

Sanitários e WI-FI: Detalhes dos futuros trens expressos entre SP e Campinas

Nesta semana, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM lançou a consulta pública do projeto do Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7 e a extensão do trem metropolitanos até Campinas.

No site é possível ver as minutas do edital, que alguns detalhes de como será a operação, mudanças nas plataformas e estações, além de detalhes do material rodante.

Para o serviço expresso, serão comprados 15 trens elétricos pela nova concessionária, que poderão rodar até 140 km/h. Poderão ser ou trens de 12 carros ou de dois andares.

Sanitários

Os trens terão WC na quantidade prevista em norma, destinando também sanitários para uso adaptado aos passageiros com cadeira de rodas. Como os cadeirantes irão num vagão com compartimento especial para sua perfeita e segura acomodação, o único WC acessível no trem estará neste local. Ambos os WCs deverão funcionar em ciclo estanque, e obedecer ao estipulado na norma EN 16585-1, ser de fácil e intuitiva utilização.

Bagageiros

Os salões dos trens deverão ter porta-bagagens superiores em toda a extensão da zona ocupada com assentos fixos. Preferencialmente os porta-bagagens devem prescindir do uso de vidro, porém não devem comprometer a visualização do seu conteúdo, por exemplo, através do recurso a grelhas ou chapas perfuradas. Próximo à área multifunção deverá ser previsto bagageiros para acondicionar objetos volumosos e pesados.

Assentos individuais

Os bancos deverão ser individuais, com apoios para os braços rebatíveis, podendo ser no esquema 3+2 e
prescindido o apoio de braço do lado da janela. A zona do apoio de cabeça deverá ser protegida com material
que permita uma limpeza diária e que deverá fazer parte integrante do banco, ou seja, só ser removida
quando da limpeza das capas em oficina. Os bancos deverão ter uma forma e dimensões adequadas a viagens
com duração superior a 1 hora e serem providos de “porta-revistas” e mesas rebatíveis.

Internet

Deverá ser instalada uma rede WI-FI que permita uma comunicação local entre a composição e os dispositivos eletrônicos pessoais dos passageiros.

Sobre a concessão

A concessão será internacional, e o prazo de atuação da empresa será de 30 anos. A publicação do edital deve ocorrerá em dezembro e o leilão está marcado para abril de 2022. Trata-se de uma concessão patrocinada, e portanto, após o período de vigência, os ativos devem voltar ao poder público. O valor total de investimentos é de R$ 8,57 bilhões.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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