Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trem de Carga

Renovação com a MRS deve ampliar capacidade de cremalheira em SP

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT, Rafael Vitale, destacou em uma postagem nas redes sociais da Agência, melhorias do sistema cremalheira, que permitirão ampliar a capacidade de transporte de milhares de toneladas de cargas ao maior porto da América Latina, o Porto de Santos.

O sistema é responsável pelo translado dos trens cargueiros entre o planalto, em Paranapiacaba, em Santo André na Região Metropolitana de São Paulo, e o Porto de Santos.

De acordo com Rafael, serão R$ 130 milhões de investimentos no processo de renovação da concessão. A capacidade da Cremalheira vai de 4,8 para 6,8 milhões de toneladas por ano:

A renovação contratual da MRS deve ainda ampliar a capacidade de cargas ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), que recebe 12,6 milhões de toneladas de cargas por ano. Além disso, as intervenções que serão feitas pela concessionária proporcionarão uma melhoria em todo fluxo logístico das ferrovias que chegam ao Porto de Santos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus