Metrô SP

Reforma da estação Santo Amaro do Metrô será entregue em janeiro

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás do Metrô, que executa a reforma da estação Santo Amaro, informou que um marco importante das obras está prestes a ocorrer: nova passarela sul, montada sobre o rio Pinheiros, está a poucos metros de se encontrar com a outra estrutura. Essa nova passarela irá se juntar à já existente, ampliando a largura da área de circulação dos passageiros na plataforma em sete metros ao longo de toda sua extensão.

A estrutura metálica tem 201 metros de comprimento, pesa 420 toneladas e ficará suspensa sobre o rio a uma altura de 17,5 metros. No total, são 8 módulos montados sobre o rio, sendo quatro em cada margem, sustentados por pilares em formato de “V”. Uma passarela idêntica será construída do lado norte.

As obras de melhoria do espaço tiveram início em 25 de janeiro de 2020, e devem ampliar a área de transferência que liga a estação à Linha 9-Esmeralda da CPTM e na construção de plataformas auxiliares. No total, serão construídos 4.000 m² de novas áreas de circulação.

A conclusão do projeto, de acordo com a ViaMobilidade, está programada para o final de janeiro de 2022.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus