Foto: Renato Lobo
Metrô SP

Metrô de SP vai licitar peças de truque para a frota H

O Metrô de São Paulo informou por meio de seu site que abriu licitação na modalidade Pregão, a ser realizada por intermédio do sistema eletrônico de contratações, denominado “Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo – Sistema BEC/SP”, para fornecimento de bucha de encosto, para truque dos trens da frota H. A licitação serão por meio de “pregão eletrônico” seguindo critério de julgamento menor preço.

A Frota H do Metrô de São Paulo foi fabricada entre os anos de 2008 e 2010 pela CAF, sendo os dois primeiros trens fabricados na Espanha e os 15 demais fabricados em Hortolândia.

Foto William Molina

Devido a uma exigência da licitação, a fabricante teve de abrir uma fábrica no Brasil, para fabricar 15 das 17 composições do Metrô de São Paulo e 38 das 40 composições adquiridas para a CPTM na mesma época. O projeto dos 17 trens, assim como a construção das duas primeiras composições, foram feitos na fábrica da CAF em Zaragoza, Espanha, com os trens sendo trazidos de navio para o porto de Santos em dezembro de 2009.

O primeiro trem da frota H entrou em operação em 28 de março de 2010. Até o fim de 2011, todos os 17 trens foram entregues. Durante os primeiros meses de operação, os trens sofreram com defeitos de fabricação nos truques e no piso, demandando retrabalhos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus