CBTU

Governo Federal anuncia acordo para construção da Linha 2 do metrô de BH

Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho anunciou um acordo para extensão do metrô de Belo Horizonte. De acordo com o titular da pasta, um termo vai viabilizar a ampliação da linha 1 do metrô na capital mineira e a construção da linha 2. Os recursos vão partir de um projeto de desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU), operadora do sistema.

“Hoje é um dia histórico para MG. Em reunião com o governador Romeu Zema e o ministro Tarcísio Gomes, o governo Jair Bolsonaro chegou ao acordo que possibilitará a ampliação da linha 1 e construção da linha 2 do metrô de BH. Investimentos fazem parte do projeto de desestatização da CBTU”, afirmou Marinho.

Chegou-se à definição para o aporte de R$ 2,8 bilhões por parte da União – através de um projeto de lei ao Congresso Nacional – e outros R$ 400 milhões pelo Executivo estadual. A nova linha 2, prometida há mais de 20 anos, deve ligar o Bairro Calafate à Região do Barreiro.

Edital em 2022

Esse é o maior presente que podemos dar para a região metropolitana de Belo Horizonte; vai resolver o problema de mobilidade urbana da cidade”, destacou o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O andamento do projeto está atrelado à cisão da CBTU Belo Horizonte da CBTU Brasil, com edital para concessão do metrô previsto para o início de 2022.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus