Fábio Nunes Teixeira / PMG
Metrô SP

Guarulhos entrega certidão para linhas de Metrô. Previsão de entrega é de até 15 anos

O prefeito de Guarulhos, Guti, em cerimônia, entregou ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, as certidões de uso do solo necessárias para o Governo do Estado iniciar os projetos para a implantação das linhas 2-Verde e 19-Celeste do Metrô na cidade.

“Desde criança ouço falar que o Metrô vai chegar a Guarulhos. Mas desta vez trata-se de uma ação efetiva. Com a certidão de uso do solo, o Governo do Estado pode executar os projetos no território do município”, afirmou. Baldy não quis dar prazos para início de obras, nem tampouco conclusão, mas garantiu que não se trata de uma ação política. “Estamos aqui iniciando efetivamente um projeto que não é para amanhã ou depois. Precisamos começar. E é isso que estamos fazendo”, afirmou Guti.

Já Baldy disse que o governo estadual está investindo R$ 100 milhões nos projetos executivos, que servirão para atrair investimentos, inclusive privados, para a realização das construções. O custo total das obras é de aproximadamente R$ 8 bilhões, que podem ser obtidos por financiamentos internacionais e concessões à iniciativa privada.

O ex-ministro lembra que a linha 2 já está em obras, mas até a Penha, enquanto que a 19 está numa fase mais embrionária, com estudos preliminares que indicam o traçado ideal e a localização das futuras estações. “É a primeira vez que o Metrô terá linhas e estações fora da Capital”, afirmou.

O titular da pasta disse que em um prazo de até 15 anos, as duas linhas podem estar atendendo a segunda cidade mais populosa do estado.

Linhas

A linha 2 está em obras da Vila Prudente até a Penha, com previsão de entrega em 2026. O trecho 2, vai da estação Dutra à estação Penha. Terá 6 km de extensão totalmente subterrâneos, com cinco estações e mais 22 trens. Transportará 389 mil passageiros por dia e fará integração com as linhas 19-Celeste, 3-Vermelha, 11-Coral e 12-Safira.

Já a Linha 19-Celeste,vai da estação Bosque Maia à estação Anhangabaú. Terá 17,6 km de extensão totalmente subterrâneos, com 15 estações e mais 31 trens. Fará integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 10-Turquesa, 11-Coral e 13- Jade. Terá uma demanda estimada de 630 mil passageiros por dia nos dias úteis.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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