Reportagem do jornal “Valor Econômico” informa que o Governo de São Paulo considera trens de dois andares nos quatro eixos do projeto do Trem InterCidades, para 1.200 passageiros, que conectem São Paulo a Campinas e ao aeroporto de Viracopos, a Sorocaba, Santos e São José dos Campos.
Há ainda a expectativa de operar cargas pelos eixos. O objetivo é operar, na mesma estrutura do trem de passageiros, um “serviço intermodal caminhão-trem-caminhão” para o transporte de cargas (sistema chamado Expresso Cargas). Esse vetor comportaria trens de 800 m de comprimento e 41 vagões capazes de carregar 1.250 toneladas e atingir 120 km/h.
As analises fazem parte de um estudo finalizado em julho pelo consórcio PRO-TL, formado por cinco empresas vencedoras de um edital em 2018, serve de base para as discussões. Trata-se de alternativas para desafogar o trânsito e acelerar o transporte de cargas ao Porto de Santos.
O trabalho cita outros projetos laterais que precisam se desenrolar para garantir a eficácia do plano, como o do Ferroanel, e o da Rodoanel Norte, em processo de licitação e com conclusão prevista para 2023.