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Trens Regionais

Eixo norte do Trem InterCidades até Americana ficará a cargo da concessionária

Nesta segunda-feira, 16 de agosto, deve ser realizada a primeira audiência publica do chamado “trem intercidades”, concessão que deve englobar a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e um serviço parador entre Francisco Morato e Campinas, o chamado “Trem Intermetropolitano”. Também será aberta a consulta publica para que a sociedade forneça suas contribuições.

“O prazo de execução total do projeto é de 7 anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do TIC em 4 anos.”– diz uma nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Ou seja, se os contratos foram assinados em 2022, no melhor cenário o passageiro vai viajar no trem mais rápido do Brasil em 2026. Em um cenário mais pessimista, apenas em 2029.

Americana

O chamado “eixo norte” do TIC ainda deverá ser estendido até Americana, após as conclusão dos trabalhos do primeiro eixo, provavelmente na próxima década. A extensão ficará a cargo da empresa que vencer o leilão, segundo uma nota da STM ao site “O Liberal“.

A minuta de contrato, em desenvolvimento, prevê que a futura concessionária estará obrigada a realizar as atividades de operação e manutenção da expansão dos serviços do TIC Eixo Norte, mediante celebração de termo aditivo, que terá o mecanismo de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro definido em contrato para viabilizar extensão até Americana”, explicou o órgão ao site.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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