Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Ônibus

Justiça libera renovação com a Metra e BRT ABC

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu em junho um decreto estadual que prorrogava o contrato da operadora Metra por 25 anos, e que viabilizaria a construção do BRT ABC.  O desembargador Marrey Uint atendeu agravo de instrumento movido por Alceni Salviano da Silva.

Mas a justiça acabou liberando o processo por unanimidade, de acordo com uma postagem do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

“Tivemos a primeira vitória na justiça, que decidiu de forma unânime o prosseguimento do contrato de renovação antecipada com investimentos para uma importante área da Região Metropolitana de SP. A construção do BRT-ABC terá uma nova gestão p/ 85 linhas de ônibus! Além disso, entregaremos 116 novos ônibus nos próximos dias à população. Vamos seguir com esse importante projeto que também criará centenas de empregos e trará mais #QualidadeDeVida para a população.” disse o titular da pasta.

O BRT ABC

Serão cerca de 18 quilômetros de extensão, atendidos por 82 ônibus elétricos a bateria, que terão cada um, 23 metros de comprimento. O BRT terá embarque e pagamento antecipado, o que agiliza a partida dos coletivos nas paradas. Será atendido ainda por linhas na modalidade expressa, semi-expressa e paradora, sendo que a expressa, que será o atendimento mais rápido, vai ligar as duas pontas em 40 minutos.

A previsão é que o BRT esteja em operação em 2023. Confira os nomes das estações:

São Bernardo terá oito paradas, além do terminal: Metrópole, Aldino Pinotti, Abrahão Ribeiro, Afonsina, Rudge Ramos, Senador Vergueiro, Winston Churchil e Vila Vivaldi. A parada Fundação ABC ficará em Santo André.

Em São Caetano, haverá oito paradas: Instituto Mauá, Vila Império, Jardim São Caetano, Estrada das Lágrimas, Cerâmica, CEU Meninos, Goiás e Almirante Delamare.

As estações Alcatis, Albino Morais e Rua do Grito, além dos terminais Sacomã e Tamanduateí, estarão localizados em São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus