VLT

Franceses estudam “táxi sobre trilhos” com serviço sob demanda

A start-up Francesa Taxirail ganhou seu primeiro contrato e irá realizar um estudo de viabilidade para a introdução dos seus veículos autónomos em uma linha na região da Normandia, no norte da França.

A Taxirail, sediada na Bretanha, foi adjudicatária da empreitada de realização do estudo para a aglomeração Caux-Seine Agglo entre Le Havre e Rouen. Deve ser analisada a reintrodução dos serviços de passageiros na linha com 19 km de extensão na linha Le Havre – Rouen – Paris.

O serviço deve ser elétrico em uma ferrovia servida por um trem de carga diário. O serviço de passageiros atenderia Notre Dame de Gravenchon (com 8.100 residentes), Port Jérome (10.100 residentes), Lillebonne (9.000 residentes), Gruchet-la-Valasse (3.100 residentes) e Bolbec (11.600 residentes), bem como outros assentamentos menores.

Um people mover sobre trilhos por demanda

O sistema Taxirail está em desenvolvimento desde 2018 pela Exid Concept & Développement e usaria uma série de pequenos veículos sem motorista que podem operar em formações de dois ou três carros. Os veículos operariam sob demanda durante os períodos de pico, com os passageiros solicitando um serviço por meio de um aplicativo de smartphone.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus