A Acciona, responsável pela Linha Uni, por sua vez Concessionária da Linha 6-Laranja do Metrô, informou que as duas tuneladoras responsáveis pela escavação dos túneis estão sendo montadas.
De acordo com o grupo Espanhol, é esperado que estejam finalizadas em dezembro. Uma delas escavará em rocha por 5km indo em direção norte e a outra no solo por 10km indo em direção ao sul. “O uso desse tipo de equipamento faz parte da experiência de túneis da ACCIONA, que já realizou outros grandes projetos de metrô com #tuneladoras, como no #metrô de Quito, no Equador”, diz comunicado da empresa.
Financiamento
A Concessionária Linha Universidade S.A. conquistou mais um passo para obter financiamento para o projeto do eixo metroviário que vai ligar as estações São Joaquim e Brasilândia em São Paulo.
Portaria do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, aprovou o enquadramento do projeto de investimento apresentado pela Concessionária, que por sua vez vai poder captar financiamento no mercado.
As obras da Linha 6-Laranja foram paralisadas em 2016, quando o Consórcio Move São Paulo teve dificuldades de obter financiamento, quando uma de suas principais acionistas era investigada pela Operação Lava a Jato. Em 2020, a espanhola Acciona acabou adquirindo as participações, e as obras retornaram naquele ano.