Mobilidade Urbana

Curitiba é reconhecida como cidade inteligente e inovadora, segundo relatório da OCDE

O relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (organização internacional que fomenta as ações públicas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) revela que Curitiba está entre os destaques do relatório.

“A cidade está promovendo um movimento de cidade inteligente para construir um ecossistema de inovação para abrigar soluções alinhadas com as implementações dos ODS. Entre outras coisas, ela foi selecionada como uma das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil pelo Ranking das Cidades Inteligentes Conectadas de 2018”, diz trecho do documento.

O projeto que prevê a construção de 1.147 novas casas para população carentes, se tornando a maior intervenção socioambiental da história e foi batizado de Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. E mais, obras de contenção, urbanização, regularização fundiária e um parque linear também fazem parte do projeto.

Outro ponto citado no relatório sobre a cidade de Curitiba, foram os painéis solares e redes Wi-Fi Curitiba, que oferece acesso gratuito à internet sem cobranças. Já existem 81 locais com a tecnologia. Foi ressaltado também os aplicativos que ajudam os cidadãos a circular pela cidade como o FabLabs (Fazenda Urbana, Vale do Pinhão e Bom Negócio.

Além de Curitiba, Araucária, na Região Metropolitana da capital, e Ubiratã, localizada na região centro-oeste do Estado, aparecem no documento.

“Curitiba faz um trabalho de ponta na implantação da agenda global pelo desenvolvimento sustentável. A cidade teve a oportunidade de participar do estudo porque Curitiba pode servir de exemplo para outras cidades do Brasil e do mundo. A cooperação internacional é um dos nossos esforços para que possamos contribuir na construção de um mundo sustentável”, declarou o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

Quer ver mais detalhes do relatório? Clique aqui para ser direcionado

Sobre o autor do post

Carla Rodrigues

Via Trolebus