Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Conheça o modelo de trem que deve ser usado entre CPTM e Aeroporto de Guarulhos

A empresa Aerom deve fornecer a tecnologia Aeromóvel para o sistema de people mover entre a estação Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade da CPTM, e os três terminais de embarque do aeroporto. Em visita as instalações da fabricante, o Via Trolebus conheceu o primeiro veículo que deve ser usado no sistema de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O mesmo modelo de trem deve ser usado no maior aeroporto da américa do sul:

YouTube video

Haverá, no entanto, algumas mudanças no sistema de São Paulo no que diz respeito ao salão do veículo, além da pintura externa. Sobre o segundo item, a expectativa é que o layout seja das cores da concessionária GRU Airport:

Já sobre o salão de passageiros, o sistema de Guarulhos deve ter menos assentos e espaço para bagagens, do que o modelo de Canoas:

Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus

Novo cronograma de obras ocorreria em junho

Em 2019, o governador João Doria afirmou que um people mover estaria funcionando entre a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do aeroporto de Guarulhos, em 2021. Mas a decisão de implantar o meio de transporte, estava a cargo da concessionária Gru Airport.

Em entrevista a sites especializados sobre mobilidade em junho, com a participação do Via Trolebus, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou a respeito de um novo cronograma de obras do meio de transporte, que deve dar agilidade aos passageiros que desejam se deslocar da malha da CPTM e do Metrô até o Aeroporto, já que a Linha 13-Jade não chega diretamente nos terminais.

Trajeto people mover | Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Baldy reconheceu que o projeto está atrasado, e que a implantação está a cargo da concessionária. “No dia 14 de junho nós teremos uma nova reunião entre o governador João Doria, o pessoal da GRU Airport, a ANAC e TCU, todos que estiveram na última reunião, e deveremos ter novidades e, acredito eu, que um cronograma sobre início efetivo das obras e implantação, que é de responsabilidade da concessionária GRU Airport, para que a gente possa dar essa notícia já bem atrasada à população do Estado de São Paulo”, disse o titular da pasta.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus