YouTube video
VLT

O trem brasileiro que funciona como barco a vela e sem motor

Um barco a vela, dependendo da posição do vento e em sua direção, usa como propulsão a direção a força do vento. Na década de 70, Oskar Hans Wolfgang Coester um empresário e inventor brasileiro, que foi responsável pelo setor de manutenção de aeronaves da Varig durante sua era dourada, sob o comando de Rubem Berta, apresentou o protótipo conceitual do Aeromóvel.

Oskar seguiu conceitos fundamentais da aviação, que são redundância e falha segura, e apresenta-se como um sistema de alta confiabilidade, devido às características inatas do projeto, que impedem a colisão entre veículos.

O Aeromóvel é basicamente um trem que não possui motor acoplado. Sua propulsão é pneumática, e há uma espécie de pá ligada ao veículo que fica no interior de um duto localizado na via elevada. Por meio de motores ao longo da via, é fornecido corrente de ar, que por sua vez faz o movimento do trem. As rodas de aço nos trilhos convencionais são apenas para direcionar o veículo.

Sobre a segurança do veículo, é praticamente impossível a colisão entre trens devido a compressão de ar dentro do duto de propulsão. O veículos ainda seguro contra descarrilamento e tombamento devido à placa de propulsão ancorada no interior da via elevada.

YouTube video

Os trens podem ter formação de um até quatro carros, com até 600 passageiros, ou 24 mil usuários por hora e sentido. Podem chegar até a velocidade de 80 km/h. De acordo com a Aerom, empresa fabricante do Aerómovel, o veículo pode ser considerado um intermediário entre um BRT e um VLT, destinado ao transporte de média capacidade. O custo de operação também é mais baixo que sistemas tradicionais de ônibus, sem contar que o veículo tem zero emissões e alta eficiência energética.

Atualmente, o meio de transporte faz a ligação do Aeroporto Salgado Filho com o sistema da Trensurb em Porto Alegre. Há plano de instalar o Aeromóvel em Canoas, no Rio Grande do Sul e a empresa foi a escolhida para fornecer a tecnologia para a ligação do Aeroporto de Guarulhos com a estação da Linha 13-Jade da CPTM.

Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus