A empresa Wabtec Corporation, em Contagem (MG), entregou a 500ª locomotiva de corrente alternada (AC44) produzida no Brasil.
Um evento contou com a presença de autoridades, como o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que na ocasião afirmou que o acréscimo de oferta será transformado em ganho de produtividade e de eficiência, em redução de custos.
“Nossa missão aqui hoje é plantar para o Brasil colher, fazer com que mais ferrovias nasçam, mais locomotivas apareçam, mais empresas entreguem e invistam. Não vai parar na 500ª locomotiva, muito em breve virá a 1.000ª. A indústria ferroviária está ressurgindo porque nós resolvemos apostar em ferrovias”, destaca. “Essa [locomotiva] muito em breve estará na ferrovia Norte-Sul, puxando grãos de Rio Verde ao Porto de Santos, e a gente fica muito feliz de ver isso”, afirmou o ministro.
O titular da pasta ainda acredita que o meio ferroviário deve crescer nos próximos dias. “Com a participação da iniciativa privada, estamos avançando em nosso programa de investimentos para balancear a matriz de transportes, o que resultará em redução dos custos de transporte e nos dará mais competitividade “, afirma. “Neste desafio de reequilibrar a matriz do transporte estamos indo bem. Estamos plantando e quem vai colher será o Brasil. [O modal ferroviário] Vai pular de 15 para 36% da matriz de transporte até 2035. Se tivermos ferrovias autorizadas, chegará a 40%”, projeta o ministro.