Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

ANAC aprova aditamento de ligação entre CPTM e Aeroporto

A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC finalizou análises sobre o aditamento do contrato de concessão com a GRU Airport para viabilizar a ligação entre os terminais de embarque, e a estação Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. A agência provou por unanimidade a alteração do Contrato de Concessão.

A proposta de aditivo, no entanto, ainda precisa do acerto entre a concessionária e a ANAC, e aval do Ministério da Infraestrutura e do TCU (Tribunal de Contas da União). O documento lido menciona a escolha da proposta do Aeromóvel, tecnologia brasileira usada em Porto Alegre.

Sem prazos

O projeto de ligação entre trem e aeroporto segue sem cronograma concreto. Em 2019, o governador João Doria afirmou que um people mover estaria funcionando entre a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do aeroporto de Guarulhos, em 2021. Mas a decisão de implantar o meio de transporte, estava a cargo da concessionária Gru Airport, debaixo do guarda-chuva de concessões do Governo Federal.

Em entrevista a sites especializados sobre mobilidade em junho, com a participação do Via Trolebus, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que haveria uma reunião entre as partes em junho para definição de prazos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus