Imagem ilustrativa da Rodovia
Ônibus

466 passageiros recebem orientações do uso de cinto de segurança em ônibus na Dutra

Uma campanha em parceira entre a CCR NovaDutra e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alertaram sobre a importância do uso de cinto de segurança nas viagens de ônibus pela Rodovia Dutra, principal ligação entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

Na campanha “Vou de cinto”, realizada nesta quarta-feira, 30 de junho, no posto de pesagem de veículos (PPV) de Resende (RJ), localizado no km 301 sentido São Paulo, 15 ônibus foram abordados e 466 passageiros orientados sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança durante a sua viagem.

Todos os usuários receberam um folheto com informações e dicas de segurança. Mas a maioria que viaja pelo Brasil, não segue a pratica que pode proteger vidas. Uma pesquisa da ANTT aponta que seis em cada 10 passageiros não utilizam o cinto de segurança em viagem de ônibus. A proposta da campanha é mudar o hábito de muitos passageiros que ainda viajam de ônibus sem utilizar o dispositivo.

Vale ressaltar que:
– O cinto de segurança reduz em 75% o risco de mortes em caso de acidentes;
– Usar o cinto de segurança é lei para passageiros e condutores;
– Nas fiscalizações, se os passageiros estiverem sem o cinto, o condutor do ônibus pode ser autuado.
– O não uso do cinto de segurança é considerado infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), neste caso para o motorista do ônibus;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus