A linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, deve ganhar uma nova estação entre Granja Julieta e Santo Amaro: é a estação João Dias, que será a 19ª parada do atendimento ferroviário que liga Osasco até o extremo sul da cidade de São Paulo. A previsão é entregar o ponto de embarque ainda em 2021.
Recentemente, a construtora Brookfield Brasil ergueu um conjunto de edifícios comerciais, próximo à Linha 9 e à Marginal Pinheiros. Como contrapartida do impacto no tráfego, por ser considerado um polo gerador, a Brookfield propôs a construção da estação João Dias. Em 1 de março de 2019, foi assinado um contrato entre a CPTM e a Brookfield (por meio de sua subsidiária Tegra), prevendo a doação da estação já construída e da área necessária para sua operação. Já em junho de 2020, as obras de fato começaram.
A entrada da estação tem o pé direito alto, local que devem ficar o SSO – Sala de Supervisão Operacional, a linha de bloqueios e alguns equipamentos. Como as demais paradas, uma plataforma liga a entrada até o meio da plataforma, e acesso com escadas fixas e rolantes, o passageiro chega até a área de embarque.
As obras civis já estão praticamente concluídas, e agora os trabalhos estão no acabamento e na instalação da via férrea no sentido de Osasco.