Em 2019, o governador João Doria afirmou que um people mover estaria funcionando entre a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do aeroporto de Guarulhos, em 2021. Mas a decisão de implantar o meio de transporte, por vezes chamado de monotrilho, estava a cargo da concessionária Gru Airport.
Em entrevista a sites especializados sobre mobilidade nesta segunda-feira (31) com a participação do Via Trolebus, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou a respeito de um novo cronograma de obras do meio de transporte, que deve dar agilidade aos passageiros que desejam se deslocar da malha da CPTM e do Metrô até o Aeroporto, já que a Linha 13-Jade não chega diretamente nos terminais.
Baldy reconheceu que o projeto está atrasado, e que a implantação está a cargo da concessionária. “No dia 14 de junho nós teremos uma nova reunião entre o governador João Doria, o pessoal da GRU Airport, a ANAC e TCU, todos que estiveram na última reunião, e deveremos ter novidades e, acredito eu, que um cronograma sobre início efetivo das obras e implantação, que é de responsabilidade da concessionária GRU Airport, para que a gente possa dar essa notícia já bem atrasada à população do Estado de São Paulo”, disse o titular da pasta.