Foto: Victor Oliver
EMTU

Ônibus do BRT ABC terão pintura diferenciada e região deve ganhar 120 coletivos

Em entrevista a sites especializados sobre mobilidade com a participação do Via Trolebus, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou a respeito de um padrão visual novo dos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, na região do ABC, mais especificamente do BRT ABC.

Vai ser um padrão visual próprio. Vai ser um padrão do corredor BRT ABC, e o próprio governador definiu ali em uma escolha de design“, disse o titular da pasta.

Baldy ainda informou que no início de junho devem ser entregues 60 novos veículos na região, e no início de julho mais 60 coletivos.

O BRT ABC

As obras do BRT do ABC devem começar em breve, e a estrutura deve ligar as cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

Serão cerca de 18 quilômetros de extensão, atendidos por 82 ônibus elétricos a bateria, que terão cada um, 23 metros de comprimento. O BRT terá embarque e pagamento antecipado, o que agiliza a partida dos coletivos nas paradas. Será atendido ainda por linhas na modalidade expressa, semi-expressa e paradora, sendo que a expressa, que será o atendimento mais rápido, vai ligar as duas pontas em 40 minutos.

A previsão é que o BRT esteja em operação em 2023. Confira os nomes das estações:

São Bernardo terá oito paradas, além do terminal: Metrópole, Aldino Pinotti, Abrahão Ribeiro, Afonsina, Rudge Ramos, Senador Vergueiro, Winston Churchil e Vila Vivaldi. A parada Fundação ABC ficará em Santo André.

Em São Caetano, haverá oito paradas: Instituto Mauá, Vila Império, Jardim São Caetano, Estrada das Lágrimas, Cerâmica, CEU Meninos, Goiás e Almirante Delamare.

As estações Alcatis, Albino Morais e Rua do Grito, além dos terminais Sacomã e Tamanduateí, estarão localizados em São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios