Foto: Raphael Comitre
Trens Regionais

Novo operador do TIC São Paulo-Campinas vai definir tecnologia de trem

O Secretário Executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, durante uma audiência na câmara de Campinas sobre a implantação do trem entre São Paulo e a região, disse que ficará a cargo do novo operador escolher a tecnologia, tanto do trem expresso (São Paulo-Campinas) quanto do trem parador “intermetropolitano”.

Sobre o traçado do serviço, os comboios devem seguir a ferrovia existente, mas com obras e ampliação da via férrea. Galli disse ainda que será apresentada uma série de opções para o novo operador, desde que seja escolhido um trem “ecologicamente correto”. O secretário, no entanto, disse que estudos apontam que um trem elétrico com eletrificação do trecho mostra-se ser mais barato.

A expectativa é lançar o edital ainda em dezembro de 2021, com a assinatura dos contratos ainda em 2022. O mesmo concessionário vai operar o TIC (São Paulo-Campinas), a Linha 7-Rubi entre Barra Funda e Francisco Morato, e o trem intermetropolitanos entre Francisco Morato e Campinas. Já sobre obras, Paulo Galli diz que as intervenções podem ocorrer em 2023, com previsão de operação em 2024.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus