CBTU

Ministério da Infraestrutura promete licitação da Linha 2 do Metrô de BH em 2022

O Ministério da Infraestrutura promete licitar as Linhas 1 e 2 do Metrô de Belo Horizonte em 2022. Em reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que a licitação deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem. Orçada em R$ 3,6 bilhões, a obra tem R$ 1,2 bilhão decorrente da indenização da Ferrovia Centro-Atlântica S/A (FCA) com a União.

O titular da pasta ainda prometeu o projeto de concessão da BR-116/493/495 RJ/MG (antiga CRT) que está sendo encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliação. Tarcísio também chamou a atenção para o interesse dos investidores em projetos de concessão no estado, como a linha férrea que liga Sete Lagoas a São Mateus, a Malha Oeste e a linha que liga Rondonópolis a Lucas do Rio Verde.

Cerca de dois terços da carga movimentada vêm de terminais privados. É um mercado muito promissor, que com a aprovação da lei que autoriza a exploração de terminais privados irá trazer muitos investimentos em projetos”, afirmou o ministro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus