Ingrid Souza/Trensurb
Trensurb

Metrô de Porto Alegre vai testar passageiros para a covid-19 e medir temperatura

A Estação Mercado da Trensurb conta com um bloqueio sanitário com o objetivo de realizar testes para Covid-19 em passageiros que desembarcam em Porto Alegre. Segundo comunicado da operadora, o bloqueio contará com o uso de uma câmera térmica capaz de verificar a temperatura corporal e uma estrutura para realização de testagem rápida dos usuários do metrô de Porto Alegre.

A ação é uma iniciativa da administração municipal da capital do Rio Grande do Sul em parceria com a Trensurb, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com a tecnologia da câmera térmica, em 30 minutos, podem ser feitas cerca de 5 mil medições de temperatura corporal. Além disso, o equipamento, cedido para testes pelo Grupo Amper, é capaz de verificar informações como utilização de máscara, gênero e idade do passageiro.

As imagens da câmera serão controladas por trabalhadores da operadora. Aqueles que apresentarem alta temperatura corporal devem ser abordados e encaminhados para um teste rápido de Covid-19, feito pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre em parceria com a UFCSPA, dentro da própria estação. Além disso, também devem ser realizados testes aleatórios nos passageiros, buscando contemplar até 10% dos usuários que desembarcam na estação. Caso teste positivo, o indivíduo será encaminhado para atendimento médico.

A ação “contribui para criar um ambiente mais seguro para os usuários do metrô e também para a população de Porto Alegre”, de acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus