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Metrô de Fortaleza completa 9 anos em caminho de antiga ferrovia de 600 km

O primeiro Metrô do Ceará, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, completou nove anos de operação, sob gestão da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos -Metrofor.

As primeiras estações começaram a ser inauguradas em 15 de junho de 2012, data em que teve início a sua Operação Assistida, ligando a estação Carlito Benevides, em Pacatuba, à estação Parangaba, em Fortaleza, em um trecho de 15 Km de extensão. Nos meses seguintes, os novos trechos foram inaugurados, completando 24,1 Km de via até a estação Chico da Silva, no centro de Fortaleza.

Até 2020, a Linha Sul já realizou 46,1 milhões de embarques, registrando crescimento de passageiros todos os anos, com exceção de 2020 por conta da pandemia.

A Linha Sul transporta em condições normais, 34 mil passageiros por dia útil. A linha interliga Fortaleza e as cidades de Maracanaú e Pacatuba. São realizadas até 136 viagens diariamente, nos dois sentidos, com trens elétricos que podem chegar a uma velocidade máxima de 70 km/h. De uma ponta à outra da linha, o percurso dura aproximadamente 35 minutos.

Ferrovia de 600 km

No final dos anos de 1800 já circulavam trens no trecho onde hoje é localizada a Linha Sul do Metrofor. Nessa época, a linha se chamava oficialmente Estrada de Ferro de Baturité, também era conhecida como Linha Tronco Sul, nome que deu origem ao atual nome da linha.

Era uma extensa ferrovia com cerca de 600 Km de extensão, e cortava boa parte do estado, saindo de Fortaleza em direção ao sul do Ceara, chegando até às cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Além de passageiros, os trens da Linha Tronco Sul também transportavam mercadorias. Eram, por isso, chamados de “trem misto”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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